Web Press Kits | Banco de WPKs | Sobre o Press Club  
 
 
 
Web Press Kit - ABAV Nacional

Página principal do Press Kit  Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar

Arquivo | Turismo

Artigo Edmar Bull -Mais prazo para a isenção de vistos é bem-vindo

Mais prazo para a isenção de vistos é bem-vindo

Edmar Bull*

A isenção de vistos para viajantes procedentes dos EUA, Canadá, Japão e Austrália, regulamentada por meio de portaria pelo período dentre 1º de junho e 18 de setembro, contribuiu para o sucesso de público das Olimpíadas Rio 2016. No entanto, há indicações seguras de que a prorrogação da liberação até agosto de 2017 dará maior consistência na medição do impacto do fluxo de turistas desses países no período. Informações consolidadas dão conta de que os países que adotaram essa prática, dentre os quais a Argentina, observaram incremento de 20% no fluxo de visitantes.

Vimos acompanhando as gestões encabeçadas pelo ministério do Turismo em defesa da prorrogação. O ministro das Relações Exteriores, José Serra, já recebeu os estudos providenciados pelo MTur, para análise e avaliação. A indústria turística, nessa matéria, conta com o apoio irrestrito do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. Afinal, a vizinha Argentina, depois da liberação de vistos, ganhou vantagem competitiva em relação ao Brasil enquanto destino turístico. Conforme já fora noticiado, há milhares de visitantes internacionais que são recebidos pelo lado argentino das Cataratas do Iguaçu. No entanto, os gringos não atravessam a fronteira por causa da exigência do visto.

A extensão da medida adotada para os Jogos Olímpicos, ao incentivar a opção pelo destino Brasil, vai resultar em mais emprego e renda em toda a extensão da cadeia turística. Ao mesmo tempo, possibilita a ampliação do leque de americanos, canadenses, japoneses e australianos a conhecerem a gama formidável de nossos encantos naturais e multiculturais.

É oportuno lembrar que em 2015, visitaram o Brasil 575.796 turistas americanos. O levantamento contabiliza 70.102 japoneses; 68.293 canadenses e 44.896 australianos. Segundo pesquisa da demanda internacional do MTur, o gasto médio per capita diário com lazer dos turistas norte-americanos é de US$ 125,21, enquanto o dos canadenses atinge US$ 112,49. E isso, bem entendido, sem a liberação do visto. O fato é que não podemos fazer vista grossa em relação ao tema e assistir, passivos, à perda de milhões de dólares pelo setor e pelo país.

Enquanto avalizamos as tratativas em curso para estender o prazo de isenção de visto, reiteramos a importância econômica e estratégica da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, que se dará entre 28 e 30 de setembro, no Expo Center Norte. Fatalmente, nos painéis, palestras e debates programados para a Vila do Saber, não faltará contexto para se discutir esse e outros temas relevantes para a indústria turística brasileira.

*Edmar Bull é diretor-presidente da Copastur e presidente da Abav Nacional


Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique e Marily Miranda
AMIgo!
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 99658-8766
E-mail: marily.amigo@gmail.com.br
Site: http://www.agenciaamigo.com.br